segunda-feira, 28 de julho de 2008

TeleAssistência Cruz Vermelha

A Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é um serviço telefónico de apoio, inovador, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores. Através deste serviço, todos aqueles que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença prolongada, convalescença, incapacidade ou isolamento) bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas, dispõem de uma resposta imediata em qualquer situação de emergência, ou derivada desta. O serviço de Teleassistência da CVP funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e abrange todo o território nacional.
A missão da Teleassistência da CVP é fazer com que os seus utentes, em especial os idosos, mantenham a sua autonomia e vivam a sua vida normalmente, no seu domicílio, desfrutando da sua comunidade social e local. Por outro lado, as famílias sentem-se mais tranquilas e com a tarefa de cuidar dos seus dependentes mais facilitada. *Como funciona *
O utente tem à sua disposição uma pulseira ou colar de pescoço com um botão de emergência, que ao ser pressionado estabelece contacto imediato com o Call-Center da CVP. Através de um terminal telefónico colocado no domicílio do utente, este poderá falar com a operadora sempre que precisar, através de uma função de alta-voz com alcance superior a 5 metros. A operadora avaliará a situação crítica e dará a resposta mais adequada ao alerta activando, se necessário, os meios de socorro mais rápidos ou até mesmo contactando directamente a família ou vizinhos do utente.
Para combater o problema da solidão, a CVP integrou também neste serviço a possibilidade dos utentes ligarem unicamente para conversar (Linha Voz Amiga). A Teleassistência da CVP permite ainda criar uma agenda pessoal, lembrando o utente da toma de medicamentos, de ir a consultas médicas ou de outro tipo de tarefas.
Caso o utilizador seja autónomo e passe muito tempo fora de casa, pode optar pelo serviço móvel da Teleassistência da CVP: um telemóvel com um botão de pânico e que fornece a sua localização, onde quer que esteja.
Declaração do Presidente Nacional, Dr. Luís Barbosa: 'Na sequência do que outras Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha a nível europeu já disponibilizam, a Cruz Vermelha Portuguesa propõe-se também implementar a nível nacional um serviço de Teleassistência, serviço este de grande cariz social.'

Sem comentários: