
A missão da Teleassistência da CVP é fazer com que os seus utentes, em especial os idosos, mantenham a sua autonomia e vivam a sua vida normalmente, no seu domicílio, desfrutando da sua comunidade social e local. Por outro lado, as famílias sentem-se mais tranquilas e com a tarefa de cuidar dos seus dependentes mais facilitada. *Como funciona *
O utente tem à sua disposição uma pulseira ou colar de pescoço com um botão de emergência, que ao ser pressionado estabelece contacto imediato com o Call-Center da CVP. Através de um terminal telefónico colocado no domicílio do utente, este poderá falar com a operadora sempre que precisar, através de uma função de alta-voz com alcance superior a 5 metros. A operadora avaliará a situação crítica e dará a resposta mais adequada ao alerta activando, se necessário, os meios de socorro mais rápidos ou até mesmo contactando directamente a família ou vizinhos do utente.
Para combater o problema da solidão, a CVP integrou também neste serviço a possibilidade dos utentes ligarem unicamente para conversar (Linha Voz Amiga). A Teleassistência da CVP permite ainda criar uma agenda pessoal, lembrando o utente da toma de medicamentos, de ir a consultas médicas ou de outro tipo de tarefas.
Caso o utilizador seja autónomo e passe muito tempo fora de casa, pode optar pelo serviço móvel da Teleassistência da CVP: um telemóvel com um botão de pânico e que fornece a sua localização, onde quer que esteja.
Declaração do Presidente Nacional, Dr. Luís Barbosa: 'Na sequência do que outras Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha a nível europeu já disponibilizam, a Cruz Vermelha Portuguesa propõe-se também implementar a nível nacional um serviço de Teleassistência, serviço este de grande cariz social.'
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